Páginas

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Os 4 anos de Andrés Sanches

Salve Fiel,

No último dia 15 nosso então presidente Andrés Sanches se licenciou do cargo.

Andrés Navarro Sanches presidiu o Corinthians por 4 anos, e nesse período conquistamos 4 títulos: Campeonato Brasileiro da série B (2008), Campeonato Paulista e Copa do Brasil (2009) e Campeonato Brasileiro (2011).

No entanto o que mais chamou atenção em seu mandato foram as conquistas fora de campo.

2007-2008

Andrés chegou no clube no fim de 2007, no meio da maior crise da história do clube. No fim do mesmo ano o Timão caiu para a segunda divisão do futebol nacional, e Andrés refez o Corinthians e a maneira de pensar da diretoria Corinthiana.

Dispensou a maioria dos jogadores, contratou Mano Menezes, remontou a equipe e organizou as finanças. Recolocou o Corinthians na mídia de maneira positiva, criou uma das maiores campanhas de marketing do futebol, com a frase: "EU NUNCA VOU TE ABANDONAR", que hoje ficou pequena perto da campanha: "Republica Popular do Corinthians".

No Paulistão de 2008 não nos classificamos para o quadrangular final, mas em compensação fizemos uma campanha memorável no nacional da segunda divisão, conquistando a vaga com antecedência e levando o título, sem contar que chegamos a final da Copa do Brasil, e perdemos em um jogo duvidoso para o Sport em Recife. No fim do ano foi anunciado Ronaldo Fenômeno como jogador do Corinthians.

2009

Em 2009 retornamos a Elite do Futebol Brasileiro com a mesma base do ano anterior, mas com a cartada de mestre: o Corinthians contratou o fenômeno Ronaldo que chegou com o reconhecimento que merecia, mas o tempo parado levantava duvida entre todos sobre o futebol do craque. Em poucos meses ele provou que faro de gol não se perde e foi a estrela da conquista do Paulista e Copa do Brasil do mesmo ano. O Corinthians se destacava com a receita financeira e com o destaque internacional trago pelo Ronaldo.

2010

2010 Foi o ano do nosso centenário. A diretoria trouxe mais um jogador de peso internacional. O lateral Penta Campeão Mundial Roberto Carlos. Disputamos a Libertadores e por uma fatalidade fomos eliminados pelo Flamengo nas oitavas-de-final. Fazíamos um bom Campeonato Brasileiro quando Mano Menezes foi convidado para comandar a seleção. Chegou Adilson Batista que não conseguiu manter a estabilidade na equipe e despencou da 1ª para a 3ª colocação. Depois de jogos vexatórios e muita pressão da Fiel Tite foi contratado para tentar salvar o resto do Campeonato. O Timão voltou a assumir a liderança, porém, mais uma vez perdemos partidas importantes e terminamos o Campeonato em 3º. Ganhando apenas a vaga para a Pré Libertadores.

O ano ficou marcado também pela principal conquista do Corinthians. Na festa que reuniu mais de 120 mil pessoas na comemoração do Centenário, Andrés anunciou a construção da Arena do Corinthians em Itaquera, e mostrou que não ia ser mais uma maquete à entrar para a história.

2011

2011 Começou da pior forma possível para o Timão. O Corinthians foi eliminado da pré libertadores para o Tolima. (que hoje se tornou o time colombiano mais popular no Brasil) O ano parecia acabar ali, mas só parecia. A Fiel protestou e muito. (com todo direito) Pedimos a saída de Tite e de jogadores que não se empenhavam. Fatos negativos como a tentativa de Invasão do CT e as pedras no ônibus também marcaram o primeiro semestre.

Logo após a eliminação, Roberto Carlos deu uma de sentimental pobre e saiu. O Mito Ronaldo anunciou sua aposentadoria. O Corinthians estava em CRISE depois de 4 anos sem saber o significado dessa palavra. 

O clube se reergueu, chegamos a final do Paulistão. Fizemos o melhor início de Brasileiro da história, e no fim do ano depois de ser anunciada a abertura da Copa de 2014 no nosso estádio conquistamos o Penta Campeonato Nacional.

Avaliação da Gestão Andrés

Com todo respeito do mundo a Miguel Battaglia e Vicente Matheus, mas a Gestão Sanches trouxe um avanço ao clube que ninguém jamais trouxe. Falhas aconteceram, mas foram muito maiores os acertos, Andrés é querido por muitos e odiado por muitos também, mas o que todos temos que concordar é que com sua administração crescemos de uma forma que ninguém imaginaria.

Não há como negar. Nesses últimos anos saímos da série B para ser conhecidos mundialmente, ou por contratar Ronaldo, ou por contratar aquele lateral esquerdo, ou por enviar uma oferta monstro para o Tévez, ou por receber o mundo em sua casa na abertura da Copa.

Conseguimos o maior patrocínio do nosso futebol, um dos maiores do mundo, nossa marca é a mais valiosa do país, nosso estádio que muitas pessoas nos iludiram está sendo levantado e vai abrir uma Copa do Mundo, trocamos o centro de treinamento de zinco por um dos mais estruturados do planeta, com lugar até para os ignorantes da imprensa Anti-Corinthians, nossas campanhas são copiadas mundo à fora, e agora ficaram prontas as obras do Hotel no Ct. Com isso, não é mais preciso investir em pré temporadas longe da capital.

Foi investido nos outros esportes, temos um futsal de peso, uma das melhores equipes de natação do Brasil, o melhor lutador de MMA conhecido mundialmente veste o manto sagrado.

O Corinthians nesses 4 anos voltou a ser Corinthians. Como citei acima, é claro que tiveram erros, planejamento, tratamento com a imprensa, jogadores da base, contratações erradas, entre tantos outros que já citei nesse blog e os que ainda não citei.

Se ele roubou ou não roubou é impossível de saber, provas não foram apresentadas.

Andrés sai para assumir o cargo de diretor de seleções da CBF, seu mandato no Corinthians acabara em fevereiro, mas achou melhor sair. Em seu lugar assumiu o vice Roberto de Andrade.

Em 2012, o Timão mais uma vez vai para as urnas. Espero que quem ganhar as eleições continue com essa mesma filosofia de trabalho, pensando no Corinthians com a grandeza que merecemos.

Obrigado Andrés Navarro Sanches.


@lucasgustavo10
Saudações Corinthianas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário